Latam começa a usar IA em aeroporto para melhorar o atendimento aos clientes
- Elisa | Redatora

- 2 de out. de 2023
- 1 min de leitura
A LATAM se tornou a primeira companhia aérea da América do Sul a usar a inteligência artificial para melhorar seu atendimento em aeroportos, começando com o Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Essa inovação foi desenvolvida em parceria com o LATAM Labs e a Proc Group, uma empresa especializada em infraestrutura de Tecnologia da Informação.
Nesse projeto piloto, nove câmeras captam a movimentação dos clientes durante o processo de check-in e transformam esses movimentos em dados em tempo real. Esses dados incluem o tempo gasto em cada etapa do atendimento. Com base nessas informações, a LATAM pode avaliar a demanda dos passageiros em relação à capacidade do aeroporto e otimizar seus recursos de atendimento.
A tecnologia visa aprimorar a experiência dos clientes no aeroporto, reduzir os tempos de espera em filas e proporcionar um atendimento mais eficiente e personalizado. De acordo com Derick Barboza, diretor de aeroportos da LATAM Brasil, a tecnologia permitirá entender o comportamento dos clientes e gerenciar a equipe de atendimento de forma mais eficaz. A LATAM já está considerando a possibilidade de expandir essa inovação para outros aeroportos no Brasil. É importante destacar que a LATAM não tem acesso direto às imagens das câmeras, apenas aos dados transformados pelo software com base nessas imagens, garantindo o respeito à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Marketing para Aviação
Reunimos os principais acontecimentos do marketing aplicado à aviação. Acesse os nossos conteúdos também pelo @marketingaeronautico e no nosso Canal do Youtube.
Dúvidas e parcerias? Entre em contato com o nosso time no e-mail: contato@marketingaeronautico.com.br.
Até o próximo voo!


